O que uma dor de cabeça profunda tem a ver com os dentes? Muita coisa. Embora muita gente não saiba, problemas originados na boca podem refletir em todo o nosso organismo.
E exatamente por não reconhecerem essa ligação, as pessoas não conseguem achar soluções para suas dores. Um exemplo típico, são os que sofrem de DTM (Disfunção Temporomandibular).
DTM é qualquer problema, que interfira no adequado funcionamento da articulação que liga a mandíbula ao maxilar (responsável por mover a mandíbula para frente, para trás, para cima, para baixo e para os lados). Essa disfunção atinge milhares de pessoas que, muitas vezes, nem sabem que a tem.
Um dos principais sintomas, é a forte dor de cabeça cuja solução não é encontrada. Mais de 93% dos pacientes com cefaléias, apresentam desarranjo no sistema mastigatório e/ou respiratório.
Além da dor de cabeça, outros vários sintomas indicam disfunção da ATM (Articulação Temporomandibular), como dor de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos, dor ao bocejar ou mastigar, zumbido, estalos, sensação de desencaixe ao abrir e fechar a boca, e desalinhamento da mordida.
Porém, muitos desses sintomas podem estar associados a outros tipos de doenças e, para um diagnóstico mais preciso, é necessário uma consulta com seu dentista, que o fará através de históricos médicos e dentários, exames clínicos e radiografias adequadas.

No entanto, não existe cura para a DTM e, sim, diversos tratamentos, que diminuem consideravelmente os sintomas. O mais utilizado é um aparelho chamado “placa de mordida”, feito de acrílico, sob medida.
Além disso, existem outros tratamentos para aliviar a dor, através de relaxantes musculares, fisioterapia, acupuntura, analgésicos, antiinflamatórios e condicionamento com técnicas de relaxamento, para aliviar a tensão muscular e estresse.
As causas da DTM são muitas. As mais comuns são traumatismos (responsáveis por 44% dos problemas de DTM), má oclusão (mordida inadequada), estresse físico e psicológico, que causam tensão, excessiva abertura de boca, hábitos para funcionais (roer unhas, Bruxismo - ranger os dentes, apoiar as mãos na mandíbula).





COODONTO - Nesta Você pode confiar Desenvolvimento Web