TRATAMENTO DE CANAL

O que é conhecido popularmente por tratamento de canal é, em odontologia, chamado tratamento endodôntico. Este tipo de tratamento, ainda hoje, gera dúvidas para aqueles que são submetidos ao mesmo. Sendo assim, apresentamos três questões que trazem alguns esclarecimentos.

Um tratamento de canal traz alguma dor?
O tratamento, na grande maioria dos casos, é feito com anestesia local, proporcionando uma consulta tranqüila, portanto, sem dor. Nos casos nos quais a polpa dental (conhecida popularmente como “nervo”) já se encontra completamente morta (necrosada), o tratamento pode ser feito sem anestesia. Porém, é válido salientar que o uso da anestesia em casos de polpa morta está condicionado à vontade do paciente. Se este se sente mais tranqüilo estando anestesiado, então se usa anestesia normalmente.

Após a consulta, é comum sentir alguma dor?
Dor, ou apenas sensibilidade, poderão ocorrer. No entanto, é pouco freqüente uma situação de dor que não seja totalmente controlada com analgésico simples. Antinflamatórios e antibióticos somente devem ser usados quando recomendados por um profissional, sendo, por sua vez, indicados em situações bem específicas, como por exemplo, em casos de abscessos periapicais em estágio avançado, onde o paciente apresenta geralmente febre e prostração (abatimento físico). Nesta situação, o antibiótico e o antinflamatório são importantes para o controle da infecção e para a diminuição do desconforto e da dor.

O tratamento de canal escurece o dente?
Não. Um tratamento de canal, corretamente executado, não escurece o dente. Uma das causas do escurecimento do dente é a necrose da polpa dental. Neste caso, o sangue no interior do canal radicular se decompõe levando ao escurecimento do dente. Muitas vezes, é neste momento que o paciente procura o cirurgião-dentista, queixando-se que seu dente está ficando escuro. O profissional, após fazer um criterioso exame clínico e radiográfico, identificando uma condição de morte da polpa, indica o tratamento endodôntico.


Eder Tartarotti
Cirurgião-Dentista Cooperado COODONTO
Especialista e Mestre em Endodontia
Professor do Curso de Especialização em Endodontia da Odontocenter – Universidade Cruzeiro do Sul – Passo Fundo - RS




COODONTO - Nesta Você pode confiar Desenvolvimento Web